Quem sou eu

Minha foto
CAMPO GRANDE, RIO DE JANEIRO, Brazil
Sou esposa de pastor, Débora do grupo Godllywood, e moro no RJ. Porém disposta a ir onde for para servir ao meu Jesus.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Serie Escolhida para o Altar - 6:

Segundas Intenções
A única intenção da pessoa que quer servir a Deus no altar é exclusivamente a de ganhar almas, ela tem esse desejo de servir a Deus sem importar onde.
Vamos analisar algumas intenções que mostram que a pessoa tem motivos equivocados, quando diz querer largar tudo para servir Jesus:
· tem muitos problemas em casa e quer se livrar da família, então pensa a melhor solução é casar com um pastor e sair de casa o mais rápido possível
· Vê as esposas dos pastores e sente grande admiração por elas e tem o desejo de ser igual, pensa que elas tem uma vida perfeita e não passam por lutas
· Pensa que se for fazer a obra de Deus terá a oportunidade de viajar por vários lugares e países, pois o homem de Deus não fica sempre no mesmo lugar e isso lhe chama a atenção
· Talvez nunca teve a oportunidade de estudar, vive uma vida com escassos recursos financeiros e vê na igreja uma possibilidade de estar bem, ter uma vida estável, pelo menos casa e comida não ira faltar
· Como falamos num dos artigos anteriores, se apaixonou pelo auxiliar e quer casar mesmo sabendo que não sente o mínimo desejo pela obra de Deus, crê que o amor será suficiente.
· É o sonho dos pais, que sirva a Deus no altar, mas na verdade a pessoa não tem esse desejo, nem esse chamado, então não poderá dar fruto.
Assim, que analisem bem quais são suas verdadeiras intenções, para que Deus possa honra-la em tudo que fizer.
“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante que qualquer espada de dois gumes, e penetra ate ao ponto de dividir alma e espirito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” Hebreus 4:12

Serie Escolhida para o Altar - 5:

Ser antes de ser
A pessoa diz que quer fazer a obra de Deus no altar, mas atua como se não quisesse.
Vejamos algumas atitudes que demonstram isso:
- - não evangeliza
- quase não vem na igreja, só quarta-feira e domingo
- quando vem na reunião, fica mais fora do que dentro
- não atende o povo
- não se involucra em nada da igreja, não faz parte de nenhum grupo, não se interessa pela EBI, grupo jovem, grupo de visitas e resgate, não quer responsabilidades para não estar presa a nada
- quando tem tempo livre, não da para Deus, prefere sair com as amigas, ou fazer qualquer outra coisa
- sempre esta no mundo da lua, não sabe o que acontece na igreja, nem faz parte dos propósitos
- busca uma oportunidade para sair, fazer recados fora da igreja para fugir da reunião
Em resumo, vemos que uma pessoa que tem esse comportamento não esta preparada para o altar.
Quem tem o desejo de servir a Deus, deve agir como se já estivesse realizando a obra de Dele, ainda que estude ou trabalhe, ela se da totalmente quando vem na igreja, todo seu tempo livre é dedicado a Deus, ela quer fazer o máximo possível para ajudar, ela brilha na reunião, não porque quer aparecer, mas pela sua dedicação e amor ao povo.
Todos veem que ela é diferente, na realidade ainda que não se casou com um pastor ela já faz parte do altar.
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Diário da Esposa de Pastor: Perfil de Mulheres que servem a Deus

Serie Escolhida para o Altar – 4



"Gosto do pastor auxiliar"
Isto acontece com freqüência, a obreira se apaixona pelo pastor auxiliar e quer se casar com ele de qualquer jeito.
Mas tem um pequeno problema, ela não tem um chamado para o altar, mas não está pensando nisso, ela deseja agora estar com a pessoa que ama, sem se preocupar com nada mais.
Casar com um pastor não é o mesmo que casar com um advogado ou professor, o homem de Deus precisa de uma mulher de Deus ao seu lado, que tenha o mesmo chamado para o altar e que esteja disposta a renunciar sua própria vida.
Caso contrário ela não poderá ser feliz nem fazê-lo feliz, pois ainda que o ame, estará em um ambiente estranho para ela e acabara frustrada dentro da obra de Deus.
Pois o pastor pensa na obra de Deus, em como ajudar as pessoas, no que mais ele pode fazer em favor do povo, já se ela não tem a mesma visão, vai pensar nos próprios prazeres, em sair, se distrair, buscar como ocupar seu tempo com as amigas, porque na realidade não sente prazer nas coisas de Deus e a obra se torna para ela uma carga, uma coisa chata.
Então seja sincera, se não quer servir no altar, não pode casar com um pastor, pois a obra de Deus não se pode “empurrar com a barriga”, ela é de extrema responsabilidade.
Tu ficas satisfeito quando há verdade e sinceridade no coração. Oh! Dá-me essa sabedoria!” Salmo 51:6

[Barrinha5-794232.gif]

domingo, 17 de abril de 2011


Decepções Amorosas: Corações Feridos


Tudo parecia um conto de fadas, ele era lindo, meigo, compreensivo, tudo que ela tinha sonhado.
O namoro era tão gostoso, tinham vontade de estar juntos o tempo todo, conversavam varias vezes por telefone, nunca faltava assunto.
Isso sem falar dos detalhes, ele lhe oferecia flores, chocolates e ursinhos de pelúcia com freqüência, e ela, caiu rendida a seus pés.
Mas de uma hora para a outra, sem haver explicação aparente aquele rapaz começou a mudar.
Sempre parecia estar com o pensamento distante, já não tinha muita paciência, agora era grosso e explosivo.
As discussões não se fizeram esperar, e aquela relação que era tão amorosa se ia deteriorando aos poucos.
Ela não entendia o que estava acontecendo, mas não conseguia contornar a situação e trazer de volta o homem dos seus sonhos.
Até que ela descobriu que ele a enganou e seu mundo veio abaixo, isso foi a gota d’água.
Não havia outra solução, não dava mais para continuar desse jeito, decepcionada terminou e prometeu a si mesma que nunca mais queria saber de homem algum e ainda falou “os homens são todos iguais”.
Muitas mulheres que passaram por alguma decepção amorosa se fecharam para o amor. Desesperançada, não consegue confiar em ninguém e se tornou até um pouco agressiva com o sexo masculino.
O engano não sai da sua cabeça, isso a enche de raiva e de magoa e não se da conta que esta prejudicando a si mesma.
Amiga não pense assim, existem homens maravilhosos, por você ter tido uma má experiência não quer dizer que não possa ser feliz no amor.
Busque uma pessoa de Deus que venha acrescentar em sua vida, não se deixe levar pelas aparências, isso sim, observe bem o coração.
Esqueça o passado, enquanto estiver presa a ele não poderá avançar.
Seja feliz, abra seu coração e não o impeça de amar outra vez.

ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA DOS ARMÁRIOS E CLOSETS

Sua roupa diz muito sobre você...e como ela é cuidada também!
Você olha para o seu e pensa que não cabe mais nada. Ás vezes uma disposição melhor das peças traz um ganho significativo de espaço.
Uma dica bastante comum é a de separar suas roupas por cores. Por peças também. Se você tem poucas gavetas, utilize caixas bonitas com cores que combinam entre si e guarde suas meias, bijuterias, lingeries.
Antes de começar, separe roupas e sapatos de estação, que você tem certeza que não irá usar agora e guarde-as em sacos escuros, até a próxima temporada. Para as peças de lã e seda, faça furinhos no saco, elas precisam respirar. Esteja certa de que as peças estão limpas. Não guarde peças que foram usadas sem lavar, pois podem se danificar.
Vamos começar a organizar:
Roupas:
1. Os cabides devem ter boa qualidade. Escolha todos do mesmo material e cor, assim deixaram seu armário mais bonito.
2. Separe seu armário por setores. Exemplo:
ü Setor de peças mais longas, como: vestidos, casacos, túnicas
ü Depois setor de camisas e blazers.
ü Depois de calças, saias, etc.
Fica mais organizado e fácil para encontrar as roupas.
Gavetas ou colméias - São ideais para você colocar suas peças miúdas, como lingerie, meias, suéteres, camisetas, shorts. Se forem grandes, você pode criar espaços com divisórias e caixas, organizando melhor.
Sapatos
A parte baixa do armário pode ser organizada para colocar os sapatos.
Existem caixas, com uma janela transparente, onde você vê o sapato.
Então coloque todos em caixas e arrume um sobre o outro. Será fáci
localizá-los e estarão protegidos. Outra opção, caixas com etiquetas,
você escreve o tipo de sapato, sua cor e assim você acha fácil o par.
Bolsas
Prateleiras ou colméias são boas para acomodar suas bolsas. Mantenha
o enchimento de papel que acompanha as bolsas quando você a compra.
elas permaneceram mais bonitas por um tempo maior. Arrume uma parte do armário, que seja uma prateleira e arrume-as, uma ao lado da outra, seguindo um padrão de tamanho e cor.
Pequenos Itens
Lenços, echarpes, luvas, cachecóis, bonés. Se tiver gaveta, pode colocar todos juntos. Ou pendurá-los no armário. Crie, com um acessório para pendurar cintos ou uma caixa bonita.
Algumas dicas:
Se usar bolinhas de naftalina, não deixe que elas toquem a roupa. Coloque dentro de meias soquete velhas. Se suspeitar que traças estejam passeando pelo seu armário, tire tudo e coloque para tomar sol. Passe um pano úmido com sabão neutro no seu móvel. Depois de bem seco, retorne com suas peças.
Use saches perfumado nas suas gavetas, caixas e pendurados entre os cabides.
Um cheiro gostoso reconforta e passa a impressão de limpeza.
Nossas roupas são objetos extremamente pessoais, reflete nosso humor, nossa personalidade. Devem ser tratadas com muito carinho.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Nem todo o namoro dá casamento




Primeiro, a pessoa marca um encontro com Jesus, mostrando um interesse através das suas atitudes e pensamentos. Ela mostra para si mesma e diante de todos (assume a fé) que quer conhecê-Lo. Então, torna-se inevitável: ela tem o seu primeiro encontro com Deus. Mas, tal como acontece num namoro, apesar de ter tido uma experiência com Deus, não quer dizer que O conheça (não se conhece uma pessoa só porque nos encontrámos com ela), ela precisa de saber mais a respeito d’Ele, conhecer as Suas vontades, os Seus pensamentos e sentimentos (através da oração, jejum, busca e leitura da Sua Palavra).
Ora, depois desse “namoro” com Deus, Ele quer-se casar com ela (baptizá-la com o Espírito Santo), e, nesta fase, está nas suas mãos: ou ela decide lançar-se e entregar-se a Ele de corpo, alma e espírito (100%, sem reservas) ou, então, abandona o Noivo no altar, preferindo ficar com o seu “eu” (filho, marido, dinheiro, orgulho, trabalho, etc.). A decisão é da pessoa! Pelos seus dons e frutos que são:
Frutos – amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. A pessoa pode até disfarçar por um tempo, agindo como se tivesse estes frutos, mas nunca para sempre, pois a carne vai sempre falar mais alto (já que é nascida somente da carne). Dons – palavras de sabedoria; de conhecimento; Fé; dom de curar; profecias; operação de milagres; discernimento de espíritos; variedade de línguas e capacidade de interpretá-las.
Ora, se você foi baptizada com o Espírito Santo, então, você pode curar, transmitir vida, evangelizar, resolver os seus problemas com sabedoria e profetizar vitória para si e para os outros. Em suma, você pode mover montanhas, pois recebe capacidade para executar a vontade do Espírito Santo.
Você, que foi baptizado com o Espírito Santo, ama a Deus? Porquê?Porque Ele a curou? Libertou? Prosperou? Reflectindo bem, por que é que você ama a Deus? Será que se você contraísse agora uma doença, continuaria a amar a Deus? Se você falisse, continuaria a amar a Deus? Se você perdesse o seu ente mais querido, continuaria a amar a Deus? Para os selados com o Espírito Santo, o amor a Deus é incondicional, pois o amor d’Ele por nós também o é. “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (1João 4.20). Para se perceber a seriedade do compromisso com Deus, se você diz que O ama, como acabou de dizer, mas tiver uma mágoa ou não tiver amor pelo seu próximo, você é um mentiroso(a) – e, como é do nosso conhecimento, os mentirosos estão condenados ao Inferno. Então, analise bem, para não ser enganado! Você pode ter tido experiências com Deus, pode até sentir-se bem com Ele, mas, se não ama ao seu próximo, não foi baptizado com o Espírito Santo e, por ser mentiroso, estará condenado!
Se você ama realmente a Deus irá fazer 2 coisas:
- Ligar hoje mesmo para a pessoa que o magoou ou não fala consigo por qualquer motivo.
- Trazer 1 pessoa no próximo Domingo, para que Deus faça com ela o que fez com você (que receba o Espírito Santo).
Como saber que uma pessoa foi baptizada pelo Espírito Santo?
Como acontece o Baptismo com o Espírito Santo?

terça-feira, 12 de abril de 2011

APRENDENDO UM POUQUINHO MAS; DIARIO DA ESPOSA FELIZ: Esposa, faça diferente! Quando seu esposo comete ...

APRENDENDO UM POUQUINHO MAS; DIARIO DA ESPOSA FELIZ: Esposa, faça diferente! Quando seu esposo comete ...: "Esposa, faça diferente! Quando seu esposo comete um erro não diga “ eu sabia que você iria fazer isso” Quando ele lhe pede desculpas por a..."

Conselhos para as casadas:

 
Algumas idéias de como apoiar seu marido e fazer de seu matrimonio uma bênção.

Elogie seu marido – todo ser humano gosta de receber elogios, isso o motiva e lhes da coragem. Ademais não custa nada. Provérbios 3:27
Incentive seu marido – todo ser humano necessita um incentivo. Uma boa palavra vinda de você da coragem a seu marido para enfrentar os desafios da vida. Provérbios 31:26
Cuide de seu casamento – caso você não tenha percebido, casamento é sacrifício, deve ser trabalhado e acompanhado de oração. Como esposa busque dar atenção ao seu marido, respeitando-o e mostrando sempre amor e carinho. Efésios 5:33
Cuide de sua família – o marido da mulher de provérbios 31 é um homem influente no trabalho e na comunidade, porque sua esposa é uma mulher influente no lar. Você deve cuidar da família e levar a serio as refeições, os horários, as roupas e a educação das crianças.1Timoteo 3:4,5
Cuide de seu lar – recorra a graça de Deus para ajudá-la a cuidar dos trabalhos domésticos e dos desafios inesperados da vida. Peça a Deus que a ajude a gostar de atender ao bom andamento de sua casa, para que tudo esteja em ordem. Provérbios 31:27
Cuide de suas finanças – sua sabia administração do dinheiro, fará seu esposo prosperar. A mulher sabia reduz os gastos para aumentar o ganho de sua família.
De liberdade a ele – quando ele necessita trabalhar ate mais tarde, saiba compreender em lugar de ficar sempre reclamando. Ore por seu esposo e mostre compreensão.
Apóie os sonhos dele – seja qual for a profissão de seu esposo e o local onde trabalha, dedique-se a apoiá-lo no que necessita. Nunca o despreze ou ridicularize os sonhos dele.
Entenda que seu comportamento reflete nele – você e seu marido devem manter-se juntos como uma unidade, enfrentando juntos todos os problemas e desafios, todos os acontecimentos e situações, todos os sonhos que fazem parte da vida dos dois

Esposa, faça diferente!


  1. Quando seu esposo comete um erro não diga “ eu sabia que você iria fazer isso”
  2. Quando ele lhe pede desculpas por algo, você aceita e não fica recriminando o que ele fez uma e outra vez
  3. Faça as coisas para ele com amor e sem reclamar e sem dizer:”sem mim não es ninguém”.
  4. Quando ele chega em casa, receba-o com alegria e de-lhe um abraço e um beijo
  5. Sempre peça a opinião dele para que ele saiba que você toma em conta a sua opinião e não queira resolver tudo do seu jeito
  6. Pergunte como ele se sente
  7. Depois de um dia de trabalho ele chega cansado, sirva-o com alegria e tenha uma comida bem gostosa preparada
  8. Lhe de um beijo sempre que sai
  9. Ria-se quando ele conta piadas
  10. Agradeça quando ele faz algo por você
  11. Organize seu tempo para que possam estar juntos e conviver
  12. De vez em quando saiam juntos, sozinhos
  13. Deixe-o saber que você sentiu saudades quando ele não estava em casa
  14. Participe das coisas que ele gosta e desfruta

Coisas que deves dizer ao teu esposo(a):


  1. Eu te amo
  2. Eu estava errada(o)
  3. Bom trabalho!
  4. O que você prefere?
  5. Você é maravilhoso(a)
  6. O que você está pensando?
  7. Aquilo foi realmente muito bom
  8. Deixa-me apenas escutar
  9. Você é tão especial!
  10. Senti sua falta hoje!
  11. Que posso fazer para te ajudar?
  12. Hoje não parei de pensar em você
  13. Obrigado por tudo que fazes por mim
  14. Ora por mim
  15. Estive orando por você hoje
  16. Sempre estas tão lindo(a)
  17. Obrigada por me amar
  18. Eu confio em você
  19. Sei que posso contar contigo
  20. Obrigada por me apoiar
  21. Você me faz tão feliz
  22. Você faz que cada dia seja mais bonito
  23. Amo cada momento que passamos juntos
  24. Desculpa
  25. Adoro ver seus olhos brilhar, quando você sorri

Coisas que não deves dizer ao teu esposo (a):

  1. Eu te avisei!
  2. Eu falo o que eu quero
  3. Você é igualzinho(a) a sua mãe
  4. Se não gostas, come menos
  5. Sempre estas de mau humor
  6. Será que você pode fazer alguma coisa bem feita?
  7. Tu não pensas
  8. Isso foi estúpido
  9. Tudo é culpa sua
  10. Só pensas em ti mesmo(a)
  11. Que ha de errado contigo?
  12. Você só reclama
  13. Es um chorão
  14. Nada que eu faço te agrada
  15. Você recebe o que merece
  16. Porque nunca me escutas?
  17. Qual é o seu problema?
  18. Você podia ser mais responsavel?
  19. Eu nunca vou te entender
  20. Em que estavas pensando quando fizestes isto?
  21. Você sempre tem que estar serio
  22. Você é um caso perdido
  23. Não sei porque te suporto
  24. Se realmente me amasses, farias isso
  25. Mereces comer do teu próprio veneno

O que a mulher faz que irrita o marido 2:

  1. compará-lo com outros homens
  2. sempre se queixar de tudo e de todos
  3. dar a famosa desculpa da dor de cabeça quando ele quer estar com ela
  4. não ter a comida pronta no horário das refeições
  5. continuar vendo a televisão quando ele chega em casa e quer atenção
  6. estar sempre mal-humorada
  7. se comportar como uma menininha e não como uma mulher
  8. não estar em casa quando ele chega cansado. Vai as compras, ou fica fofocando na casa da vizinha, não esta para recebê-lo.
  9. Sempre quer dar a ultima palavra.
  10. Ser negativa.
  11. Faz compras as escondidas, sem dar satisfação, e quando ele vai ver a fatura do cartão, ainda mente pra ele.
  12. Deixa pra falar ao telefone com as amigas, quando ele esta em casa. Passa horas conversando, quando ele gostaria de receber atenção.
  13. Contar para terceiros os problemas conjugais
  14. Falar demais, principalmente quando ele esta vendo futebol
  15. Fazer uma comida sabendo que ele não gosta.

O que a mulher faz que irrita o marido 1:

  1. chamar atenção dele, diante das demais pessoas
  2. sempre criticar o que ele faz
  3. interrompe-lo quando ele esta falando
  4. discutir por coisas sem importância
  5. desautorizá-lo
  6. não tomar em conta sua opinião
  7. falar os defeitos dele a cada momento
  8. demorar para se arrumar fazendo-o esperar horas
  9. obriga-o a entrar em todas as lojas do Shopping, sabendo que ele não gosta
  10. quer falar dos problemas quando ele esta chateado e com a cabeça cheia
  11. ser super ciumenta e controladora
  12. tratá-lo como se fosse seu filho e não seu marido
  13. ser muito sentimental e chorar por tudo e por nada
  14. sempre falar não, independente do que seja
  15. quando ele esta calado e ela fica perguntando o tempo todo o que ele tem.
Preparei esta lista com a ajuda de algumas amigas.
A intenção não é criticar as mulheres mas sim dar dicas para que possamos melhorar nossas atitudes no casamento.
Como a lista é um pouquinho longa, continuarei no próximo artigo.
Espero poder ajudar.

Coisas que o marido faz que desagrada a esposa:

1-Não abraçá-la quando chega em casa
2-Não perguntar como se sente e como foi seu dia
3-Nunca fazer uma surpresa ou dar-lhe flores sem ser para comemorar alguma data especial
4-Nunca elogiar sua aparência e mudança de visual
5-Não avisar quando vai chegar tarde
6-Quando ela quer conversar e ele segue vendo T.V., ou lendo o jornal sem lhe prestar atenção alguma
8-Não é carinhoso, nunca abraça nem beija sua esposa
9-Não é paciente quando ela quer expressar seus sentimentos
10-Nunca fala “te amo”
11-Molhar todo banheiro quando toma banho
12-Nunca elogia o esforço da esposa e sua dedicação a família
13-Sai sem se despedir e não fala nada
14-Nunca se oferece para ajudar em alguma reparação da casa
15-Não é cavalheiro e deixa que ela carregue as bolsas sozinha
16-Compará-la com outras mulheres
17- Não ser responsável
18- Estar sempre mal-humorado
19-Dizer que a comida da mãe era muito melhor
20-Trocar a companhia da esposa pelos amigos
21- Sempre esquece as datas importantes, como aniversario e casamento
22- Deixar tudo espalhado pelo quarto

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Entrevista com o bispo Guaracy Santos

Ele conta como se libertou dos vícios, criminalidade e dos encostos
O bispo Guaracy Santos, de 41 anos, é atualmente o responsável pelo trabalho evangelístico da Igreja Universal do Reino de Deus no bairro do Brás, zona leste de São Paulo (SP). Por trás de uma voz forte e um semblante sério, está, além de um bispo, um pai e marido carismático, divertido e dedicado que, com seu jeito único, tem levado a Palavra de Deus a milhares de pessoas. Filho de mãe mineira e pai gaúcho, nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde foi criado.  Ainda dentro da barriga da mãe, enfrentou seu primeiro desafio, quando o pai tentou impedi-lo de vir ao mundo. A infância e adolescência foram marcadas por vícios, decepções e influências malignas, que durante anos lhe tiraram o sossego e prometeram lhe tirar a vida. Acompanhe abaixo a entrevista exclusiva concedida pelo bispo Guaracy ao Portal Arca Universal.
Como foi a sua infância?
Meu pai servia aos encostos e o envolvimento era tão profundo que ele chegou a ter um certificado reconhecendo o envolvimento. Ele não queria que eu nascesse. Chegou a agredir a minha mãe durante a gestação pedindo que ela abortasse. Quando nasci, fui consagrado aos encostos que ele servia. Aos 4 anos meus pais se separaram e minha mãe casou novamente. Fui criado por ela e por meu padrasto. Mesmo morando no Morro da Tijuca (Rio de Janeiro), minha mãe trabalhava em três empregos para não deixar faltar nada em casa para mim e para as minhas três irmãs. Eu fui estudar em um dos melhores colégios do Rio e, com 10 anos, me destaquei como jogador de futebol.
Nesse período, houve alguma situação que foi marcante?
Sim. Eu me lembro quando uma das minhas irmãs nasceu, em 1980. Minha mãe entrou no hospital para ter a criança e ficou por lá durante 6 meses por causa de uma hemorragia. Quando ela recebia alta e pisava a planta dos pés em casa ela começava a sangrar.  Em vez de abandonar os espíritos, ela decidiu procurar um lugar para frequentar que fosse mais forte. Chegando lá, o espírito manifestado no líder do local me enviou um búzio dizendo que era para minha proteção. Eu tinha 12 anos, era um aluno talentoso, não precisava de proteção. Eu recebi, mas não me importei muito com aquilo. Um dia, brincando com um amigo, acabei quebrando o búzio. O espírito mandou me chamar e disse que eu era relaxado e não tinha levado a sério as orientações dele.  Para me impressionar, ele jogou o búzio dentro de um copo de cerveja e fez com que a bebida começasse a borbulhar, até sumir por completo do copo. Ele me disse: “Está vendo, você matou uma vida”, depois disso, ele colocou a cerveja no copo e mandou que eu bebesse.  Eu recusei, pois como atleta não queria beber. Por causa disso, ele me praguejou e disse que iria me tornar um viciado e aos 18 anos iria me matar.
E o que ele disse a respeito dos vícios se cumpriu?
Sim. Com 14 anos eu recebi drogas de dois amigos dentro da escola. O interessante é que no morro nunca nenhum traficante me ofereceu droga, e dentro de uma das melhores escolas do Rio foi que eu experimentei e continuei usando, até os 18 anos. Às vezes os pais pensam que dando esporte e bom ensino vão livrar o filho das drogas, mas não é verdade. Eu experimentei uma e continuei. Eu sentia uma perturbação, depressão, vazio, realmente uma influência maligna. Era algo tão demoníaco que quando pensava nas pessoas que me faziam mal eu sentia gosto de sangue na boca. Eu não me contentava só com um tipo de droga, comecei a usar maconha, cocaína, alucinógenos, pílulas; tudo o que aparecia eu usava.
Quais foram as consequências dos vícios para sua vida?
O que era pra dar certo começou a dar errado. O clube que eu jogava me afastou por causa do meu comportamento e desperdicei a chance de ser um jogador profissional. Com isso, passei a usar mais e mais drogas, pois parecia que elas não surtiam mais efeito. Eu cheguei à igreja fumando 20 cigarros de maconha por dia, cheirava 10 gramas de cocaína sozinho. A cartilagem do meu nariz ficou comprometida. Como eu era forte e saudável não sentia os efeitos da droga em meu corpo. Só descobri os malefícios quando, em uma noite de uso, acabei expelindo uma quantidade de sangue pela boca.
Além das drogas, o senhor também teve envolvimento com a criminalidade?
Sim, pois eu não me contentei só em usar e comecei a vender. E uma coisa leva à outra. Eu fui parar em uma quadrilha de pilotos de assalto, pessoas contratadas para roubar. Não tinha paz. Meu amigo se tornou meu inimigo número um por causa de um sumiço de balas de um revólver. Ele passou 2 anos tentando me matar. Para me proteger, eu andava armado, mas gostava de brigar na mão. Eu tenho 23 cicatrizes pelo corpo, originadas por paulada, garrafada, canivetada.
Como foi a sua conversão?
Dois meses antes de chegar à Igreja me aconteceram duas coisas terríveis. No ano em que eu completei 18 anos, saí de um clube e me envolvi em uma briga, pois se alguém me encarasse por muito tempo eu já partia para a agressão. Meu rival estava armado e disparou três tiros à queima roupa. Desviei dos tiros e ele disparou mais quatro. Para piorar, encontrei um grupo rival, que me deu mais três tiros e, por milagre, nenhum me acertou. Uma semana depois do ocorrido, estava sentado em uma praça, com uma garota que era minha noiva na época, e um idoso apareceu com uma taça de vinho e me ofereceu a bebida. Eu neguei, e disse que nem o conhecia. Ele jogou o vinho em mim e acertou minha noiva. Depois levantou o boné e disse que tinha chifres. Eu comecei a lembrar das palavras da minha mãe que já ia à Igreja, dizendo que quem tem chifres é a besta. Isso mexeu muito comigo.
Outra situação que me assustou foi quando, em uma tarde, eu estava na casa de praia de um amigo e a mãe dele manifestou com um demônio, e sem me conhecer contou a minha vida toda. Além disso, disse que eu iria ser morto em breve pelo meu ex-amigo. Atordoado, não quis mais ficar lá e decidi ir embora. No caminho de volta, eu encontrei meu ex-amigo no ponto de ônibus. Tentei me esconder dele, mas ele me viu e disse que me mataria naquele final de semana.
Eu voltei para casa e pedi perdão à minha mãe, dizendo que queria servir ao Deus dela, pois sentia que se não fosse, com certeza morreria. Na segunda-feira fui à Igreja, e como estava decidido, me entreguei de tal forma que, em 4 meses me libertei das drogas e da criminalidade. Com 8 meses recebi o Espírito Santo, e com 10 meses  fui levantado a pastor. Da turma que eu andava, hoje eu sou um dos quatro sobreviventes, de um grupo de mais de 30 pessoas que foram assassinadas. Deus me deu o livramento e a praga do diabo em minha vida foi quebrada.
Como foi o processo de sua conversão?
Embora o processo tenha sido rápido, enfrentei muitas lutas nesse período. Na loja em que trabalhava, as colegas de trabalho me ofereciam drogas e se insinuavam para mim, com roupas apertadas e curtas, querendo ter uma relação comigo. Sem contar que eu cheguei noivo e era obcecado por ela; um namoro de 4 anos. Mas decidi terminar, pois vi que junto dela não conseguiria obedecer a Palavra de Deus, já que queria um compromisso sério com o Senhor e ela não estava disposta a fazer o mesmo naquele momento. Por 8 meses fiquei recebendo cartas dela, tentando voltar, mas estava decidido a renunciar à minha vontade para fazer a vontade de Deus. Foi então que conheci minha esposa, Taís, e logo que fui levantado pastor, o bispo Clodomir abençoou nosso namoro. Após 1 ano e 2 meses me casei e estou casado há 20 anos. Com 8 anos de casado adotei uma criança, o meu filho do coração, Mateus, que está com 12 anos. Graças a Deus, tenho uma família feliz e abençoada.
Há 23 anos fazendo a obra de Deus. Como é ser bispo, marido e pai ao mesmo tempo?
Ser bispo na Igreja Universal é uma guerra. Eu costumo dizer que ser representante fiel de uma obra perseguida como esta é levantar todo dia já tendo um “leão para matar”. Quando estava no Rio de Janeiro, tive a igreja invadida e três pessoas tentaram me matar. Fui discriminado por ser da Igreja quando reconhecido em um restaurante e chamado de ladrão dentro de uma loja. Ser bispo, ser pai, ser marido não é fácil, nada é fácil. No nosso caso fica mais fácil pelo que está dentro de nós, fica claro como Deus é com a gente pelas lutas que enfrentamos e vencemos, pois somos atacados e perseguidos constantemente.
Sabemos que os bispos da IURD fazem diversas reuniões por semana e que as igrejas abrem todos os dias. Não existe cansaço ou desânimo?
Não, não e não. Para um profissional que mercadeja a fé, sim, mas para o homem sincero e transparente, não. A marca do homem de Deus é transparência. Na Igreja Universal, para o servo de Deus não existe cansaço ou desânimo, pelo contrário. Eu só decidi servir a Deus como pastor quando olhei pra minha vida e vi que ela estava à altura do que iria pregar, porque como vou falar de família sem ter uma? Como vou falar de saúde se estou doente? Como falar de força se estou fraco? A gente não vive na hipocrisia. Vivemos o que pregamos.
Diante das responsabilidades de um bispo, quando o senhor tem algum momento de lazer, o que gosta de fazer?
Eu gosto de jogar futebol e assistir filmes, principalmente aqueles que remetem à reflexão, que têm um final surpreendente, que fazem você pensar, pois eu gosto de pensar. Também gosto de ler e de escrever. Inclusive, estou preparando uma cartilha, chamada “O Manual do Empreendedor de Sucesso”, com 20 tópicos motivacionais visando à prosperidade.
Qual o conselho que o senhor dá para os jovens da Igreja que pretendem fazer a Obra de Deus também?
O jovem deve fazer bom proveito da sua juventude, aproveitar os dias da sua mocidade, porque hoje, infelizmente, o tempo passa muito rápido, conforme Jesus alertou, os dias estão se abreviando e isso nos obriga a viver uma vida de situações definitivas. A vida está passando tão rápido que não há mais tempo para errar, nós temos que acertar. Eu recomendo que os jovens que têm esse desejo venham correndo, pois sempre estamos precisando de trabalhadores para a seara.
Para finalizar, quais os planos para o futuro?
Eu não tenho planos, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim e eu estou adaptado à vontade Dele. O que Ele quiser de mim, eu farei, pois Ele sabe que pode contar comigo para o que der e vier.