Quem sou eu

Minha foto
CAMPO GRANDE, RIO DE JANEIRO, Brazil
Sou esposa de pastor, Débora do grupo Godllywood, e moro no RJ. Porém disposta a ir onde for para servir ao meu Jesus.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

7 COISAS

7 coisas que ninguém <br /> pode fazer por si!

Você sabe que Deus quer satisfazer os desejos do seu coração? Ele disse: “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração”(Salmos 37.4). Muitas vezes, as pessoas não têm esses desejos atendidos, porque não se agradam de Deus, dos Seus planos que são os melhores. Caro/a leitor/a, lembre-se que ninguém o/a pode ajudar e entender mais do que Deus.

“Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do SENHOR e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia” (Sl 37.3-6). São promessas maravilhosas de Deus, para atender os desejos do seu coração.
Ele deu-lhe esses desejos para que você O glorifique com a sua vida. Contudo, o preço é confiar no Senhor, mesmo que pense que passou a sua oportunidade ou sinta que não tem o apoio dos outros, confie n’Ele e faça o bem. É bom perdoar? É, perdoe. É bom trabalhar? É, trabalhe. É bom ser honesto? É, seja honesto. É bom resistir às tentações? É, então, resista. Mas existem os que cedem às tentações e caem, perdem e comprometem a sua reputação, casamento, saúde, vida profissional… É bom ser perseverante? É, então, persevere.
A prática do bem habita na Terra, ou seja, para não fugir dos problemas tem que se estabelecer, tem que ser uma pessoa edificada, aquilo que conquistar deve ser determinado, não pode aceitar viver uma vida cheia de altos e baixos, tem que crescer. Para isso é necessário que venha a fundamentar tudo aquilo que conquistar, como o equilíbrio emocional, a saúde, a prosperidade. Use a sua fé, como está escrito na Palavra de Deus, com inteligência e não com emoção e fantasias, esperando encontrar um Deus mágico. Ele não faz magia, faz milagres e só faz a Sua parte, depois que faça a sua.
Revolte-se contra tudo aquilo que não permite que confie em Deus, como o passado, os traumas, as deceções, a mentira, os maus exemplos na sociedade, na igreja, no trabalho, na universidade. Revolte-se contra tudo o que comprometa a sua fé, o seu bem-estar, a sua vida. Revolte-se contra o mal!
“Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade…”. Você é que decide se se vai alimentar de mentiras, fantasias ou da verdade, é uma decisão pessoal. Pensamentos negativos todos têm, tentados todos são, por isso, deve orar a Deus para que Ele o livre das tentações. Sim ou não? Não! Não está escrito na Bíblia que Deus o livra das tentações, mas sim que Ele o livra de cair em tentação. Uma coisa é ser tentado, outra é cair na tentação, inclusive, o Senhor Jesus foi tentado, mas nem por isso caiu em tentação. Quando você é tentado não tem que ceder, tem que confiar em Deus, alimentar-se da verdade e rejeitar a mentira.
O que tem que fazer para que Deus satisfaça os seus desejos do coração!?! Além de confiar n’Ele, tem que fazer o bem, habitar na Terra, ou seja, não fugir e alimentar-se da verdade, crendo que o plano de Deus para a nossa vida é o melhor.
“Entrega o teu caminho ao SENHOR”, ninguém o pode fazer por si, é você que decide ser egoísta ou não, se quer continuar a controlar e a fazer as coisas do seu jeito mantendo a sua vida na mesma. Tem que acordar para este facto: se continua a praticar a mesma coisa, a sua vida não muda! Nós ensinamos-vos a serem independentes, praticando o que está escrito na Palavra de Deus e, por isso, somos perseguidos.
“Confia nele, e o mais Ele fará”, a palavra confiar é repetida, porque muitas pessoas dizem que confiam mas não se entregam. Tem que fazer a sua parte – dizimar, jejuar, perdoar, batizar-se, ser verdadeiro –, e não pense ou diga que se fizer isso vai perder, porque com Deus você ganha sempre.
A primeira promessa de Deus é satisfazer os desejos do seu coração, depois Ele “fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia”, trará a justiça e o direito à sua vida, ou seja, três coisas: Pai, Filho e Espírito Santo, que completam a sua vida.
O desejo do coração de Deus é que todas as pessoas sejam salvas, mas só existe salvação depois de tomar conhecimento da Verdade. Se você quer que Deus satisfaça o desejo do seu coração, tem que satisfazer o desejo do coração de Deus, dar a oportunidade a outros de conhecerem a Verdade.
Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!

QUAL É A SUA DESCULPA



Leia e pratique todas estas desculpas e, mesmo frequentando a Igreja, tudo lhe faltará!
Desculpas de quem não quer sacrificar:
1. Medo inexplicável: “É demasiado forte para mim!”;
2. Dúvidas acerca do resultado: “Será que irá funcionar?”

3. Insegurança quanto à rotina diária, logo a seguir ao voto: “O que irei fazer depois?”
4. Usa a Omnisciência Divina para justificar a falta de condições: “Deus sabe que eu não posso… ore por mim”;
5. Falsa sensação de bem-estar: “Não me identifiquei com esta campanha!”
6. Sente que ninguém o apoiará: “Como irei criar os meus filhos?”
7. Deceções anteriores: “Já participei noutras campanhas e estou à espera da resposta!”
8. Acha que já fez de tudo: “Deus tem que me honrar, porque já fiz o meu tudo!”
9. Compara-se aos outros: “Conheço pessoas que estão em pior situação do que eu…”
10. Auto-comiseração: “Eu não quero ficar de fora, mas TUDO eu não posso…”
11. Deus não tocou no meu coração: “Nesta campanha, Deus não me pediu nada de material…”
12. Jesus já derramou o sangue por mim: “Não preciso, pois vivo na dispensação do Espírito Santo.”
13. Tenho outras responsabilidades: “Não posso fazê-lo, tenho que usar a fé racional…”
14. A minha vida já é feita de sacrifícios: “Deus sabe o sacrifício diário que faço para suportar os problemas…”
15. A minha esposa já está a sacrificar: “Se somos um casal, não vejo a necessidade de também eu sacrificar…”
16. Deus é rico e não precisa de sacrifícios: “Ele quer a nossa vida e não os bens materiais…”
17. O tempo dos sacrifícios já passou: “Vivemos na era da graça, basta apenas tomar posse…”
18. Realça os maus testemunhos de que ouviu falar: “Conheço alguém que participou e perdeu tudo…”
19. Frequento a Igreja há pouco tempo: “Ainda não compreendi bem o que devo fazer…”
20. É melhor obedecer do que sacrificar: “Deixei de fumar, de beber, de mentir, não preciso de fazer mais nada…”
21. Porque faço a Obra, não preciso de sacrificar: “Estou a ganhar almas e esse ato, por si só, já testifica por mim…”
22. Estou a aguardar a resposta de campanhas anteriores: “Já disse a Deus que enquanto não me honrar não participarei noutras campanhas, porque fiz um sacrifício de verdade!”
23. Não vejo necessidade de o fazer: “Não passo fome, tenho o que vestir e tenho um emprego, o que mais posso querer?”
24. Preciso de mais argumentos: “Ainda nenhum testemunho me convenceu de verdade, os que ouvi até agora podem ser apenas o reflexo da força de vontade das pessoas…”
25. Preciso de ver para crer: “Assim que vir algum indício do que quero receber na minha vida, então, dou o meu tudo…”
26. A minha fé é suficiente: “De uma maneira ou de outra eu vou conseguir o que quero…”
27. Apenas me interessa o lado espiritual: “Não tenho aspirações na vida, para além da salvação da minha alma…”
28. Deus irá abençoar na mesma: “Deus terá compaixão de mim, pois Ele não quer ver o sofrimento do ser humano…”
29. Tenho quase tudo o que necessito: “Não tenho que me revoltar pelo que alegadamente me falta e sim dar graças a Deus pelo pouco que já tenho…”
30. Sou pobre: “Se Deus quer mesmo que eu participe, terá que me dar condições…”

Casamento por um fio


Quem está solteiro quer casar. E muitos casados, que um dia tiveram a solidão como companhia, cogitam a separação. Se o seu casamento está sem graça e até mesmo por um fio, será que dá para recuperar a relação?

Na visão do psicólogo Alexandre Bez, especialista em relacionamentos, é possível recuperar o casamento que muitas pessoas acham que já deu o que tinha que dar. “Se o casal estiver pré-disposto a recuperá-lo é possível sim, através do diálogo e pequenas mudanças no comportamento,” diz.

Muitas pessoas se escondem atrás de motivos tolos para acabar com um relacionamento. E já que nenhum casamento acaba da noite para o dia, o que os casais devem observar para que a relação não desça pelo ralo? “Em 90% dos casos, a culpa do divórcio é das duas pessoas envolvidas e não de apenas de uma das partes. A pessoa deve estar atenta às pequenas mudanças nas atitudes do companheiro (a), e o diálogo é essencial para manter o casamento saudável”, salienta o psicólogo.

“No início da conquista, quando estão se conhecendo, ambos mostram o melhor de si, mas depois esquecem disso”, diz Bez. Os fatores mais comuns que culminam no fim do casamento, segundo ele, são fatos corriqueiros. “Começa com pequenas coisas e a falta de respeito está no topo da lista. Além disso, as mentiras, o mau comportamento, agressões verbais, que às vezes migram para agressões físicas, e a traição, são os fatores mais comuns, que certamente acabam com qualquer relacionamento”.

Na opinião de Bez, no início dos relacionamentos as qualidades da pessoa amada são elogiadas, mas, na medida em que o tempo passa, o que fica em destaque são os defeitos. “Exacerbar os erros do companheiro tendo como base o desejo de irritar a pessoa, só acelera a deteriorização da relação. Por isso, aconselho a destacar as qualidades da pessoa amada sempre”, diz o psicólogo.

Acomodação

Um dos grandes problemas dos casais é a acomodação. “Seja por causa do trabalho, dos filhos ou qualquer outro motivo, a pessoa já não dá a importância necessária para a relação. A rotina desgasta qualquer casamento. A dica é utilizar a criatividade e bolar surpresas ou situações que saiam do cotidiano. Não é necessário que seja nada muito elaborado, mas mesmo pequenas atitudes são essenciais para manter a chama do casamento acesa”,

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Os 7 Mandamentos da Tia de Fé
1 – Levar Jesus para as crianças
Se a tia não estiver em espírito como poderá passá-lo para as crianças. A tia não ganha a criança pra ela, mas pra Jesus. Por isso repreende e elogia na hora certa. Não adianta inventar mil brincadeiras e não levá-las ao caminho, verdade e vida.
“…Quem receber esta criança em meu nome a mim me recebe;…”  (Lucas 9:48)

2 – Não tratar a EBI como “depósito de crianças”
Muitas tias pensam: “as crianças só estão aqui para não atrapalhar a reunião do pastor”. Então ela se senta e deixa as crianças “a vontade” sem perceber o erro que esta cometendo. O planejamento é a direção de Deus para a aulinha.
“…mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.” (Provérbios 29:15)

3 – Ser aplicada
Chegar atrasada, não ler e meditar no planejamento, não preparar o material da aulinha, etc. São exemplos de tias que não se aplicam em fazer o melhor para Deus e para os pequeninos.
“Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente!…” (Jeremias 48:10)

4 – Deixar seus problemas do lado de fora da EBI
Todos temos nossas lutas e batalhas, mas levar isso pra EBI faz a tia ficar nervosa e tensa e não ajudar em nada as crianças. Sempre ore sozinha antes de chamar as crianças e deixe seus problemas na mão de Deus.
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28)

5 – Ensinar as Crianças a serem fieis a Deus
“Eles são muito pequenos para aprender sobre dízimo e ofertas”. Esse é o pensamento errado que faz muitas crianças se desviarem da fé na medida que vão crescendo.
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)

6 – Ser limpa e organizada
Não deixar as crianças riscar, sujar a parede ou carteiras. Acabou a aulinha, é responsabilidade da tia limpar e organizar a sala para a próxima. O Material da EBI é de Jesus, seja zelosa.
“Pois o zelo da tua casa me consumiu,…” (Salmos 69:9)

7 – Clamar por essas pequenas vidas
As crianças passam por vários problemas e sofrimentos também e a oração, clamor e jejum da tia por elas pode fazer toda diferença.
“Levanta-te, clama de noite no princípio das vigílias; derrama, como água, o coração perante o Senhor; levanta a ele as mãos, pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas.” (Lamentações 2:19)

(Obs.: Estes mandamentos não são regras da IURD, mas mandamentos do Espírito santo para servas Fiéis)

 

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ser feliz ou Ter razão

"SER FELIZ OU TER RAZÃO"

Oito da noite numa avenida movimentada. 
O casal já esta atrasado para jantar na casa de uns amigos. 
O endereço é novo, assim como o caminho que ELA conferiu no mapa antes de sair. 
ELE dirige o carro. 
ELA orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda. 
ELE tem a certeza de que é à direita. 
Discutem. 
Percebendo que além de atrasados, poderão ficar mal humorados, ELA deixa que ELE decida. 
ELE vira à direita e percebe que estava errado. 
Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. 
ELA sorri e diz que não há problema algum em chegar alguns minutos mais tarde. 
Mas ELE ainda quer saber: 

- Se você tinha tanta certeza de que eu estava tomando o caminho errado, deveria insistir um pouco mais. 
E ELA diz: 
- Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma briga, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite. 

MORAL DA HISTÓRIA: 

Esta história foi contada por uma empresária durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente de tê-la ou não. 

Desde que ouvi esta história, tenho me perguntado com mais freqüência: 
"Quero ser feliz ou ter razão?"

Ser feliz é não ter medo

“Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver,
apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.

É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta...

Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo."

Ser escolhido por Deus

Ser escolhido por Deus, não é um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, relacionamentos sem decepções.
Ser Dele é encontrar força no perdão, esperança em meio a luta, segurança em meio ao medo.
É reconhecer que vale a pena servi-Lo, apesar dos desafios, incompreensões e períodos de crise...
É também atravessar um deserto e encontrar um manancial de bençãos...
É ter humildade e reconhecer eu errei... Ter ousadia pra dizer me perdoe e capacidade pra dizer Eu Te Amo.
Ser escolhido de Deus é usar as pedras para erguer um altar de testemunhos e ainda dizer:

Eu te conheço Senhor !!! És fiel e jamais me deixará !!!

Ser escolhido por Deus é ter certeza de que já somos mais que vencedores!!!
"Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será de modo algum envergonhado." 1 Pedro 2.6

Através das representações mais simples, de ilustrações bem concretas como uma pedra, o Espírito Santo nos revela a glória de Jesus Cristo. Ele é sumamente precioso para Deus. Que relacionamento indizivelmente terno existe entre o Pai e o Filho! Conseguimos imaginar um pouco dessa ternura quando lemos os muitos pronunciamentos de Jesus sobre Seu Pai, especialmente onde Ele clama em grande angústia: "Aba, Pai". Ou inversamente, quando o próprio Pai não pôde mais se deter, e clamou dos céus: "Este é o meu Filho amado." Pensando nisso, nos admiramos muito mais e adoramos ao Senhor por causa desta poderosa Palavra: "...Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito..."

Jesus é a pedra angular eleita da Igreja; o fundamento da salvação determinado pelo Pai. Ninguém pode lançar outro fundamento. Por ser Ele a pedra angular eleita por Deus, conseguimos vislumbrar um pouco do que significa ser escolhido e eleito por Deus, pois todos aqueles que se aproximam do Senhor são eleitos em Cristo: "...assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo..."
Pérolas diárias

Escolhida por Deus

“Quando uma pessoa é escolhida por Deus, 
ela traz uma marca,
que não passa desapercebida,
é igual á uma perfume bom,
que alguém passa e exala,
muitas vezes não se comenta,
mas a curiosidade nos faz 
querer sabe o nome da fragrância,
assim somos nós quando DEUS
nos marca com algo especial,
muitos querem saber o segredo,
e por que você?
Vão querer copiar, mas não dá, 
O segredo está escondido no coração de Deus,
E existem detalhes em você que é só seu!
E o preço que se pagas paga por isto,
Muitas vezes é dolorido; falta de compreensão,
inveja e o inimigo vai tentar
as armas que pode para te neutralizar,
mas isto não é nada diante 
da grandeza de Deus em nossa vida,
se o selo de fidelidade
Dele estiver em nós, venceremos!
Deus transforma tudo,
Só porque Ele se agradou de você!...
“Sejamos merecedores deste Amor”

Escolhida por DEUS

Quando uma pessoa é ESCOLHIDA por DEUS,ela traz uma MARCA, que não passa despercebida.É igual a um PERFUME BOM, que alguém passa e exala, muitas vezes não se comenta,mas a curiosidade nos faz querer saber o nome da fragância.Assim somos nós quando DEUS nos marca com algo especial, muitos querem saber o segredo.E por que voce?Vão querer copiar, mas não dá , o segredo está escondido no coração de DEUS, e existem detalhes em voce, que é só seu!E o preço que se paga por isto?Muitas vezes é dolorido, falta de compreensão,inveja e o inimigo vai tentar usar as armas que pode pra te neutralizar, mas isto não é nada adiante da grandeza de DEUS nas nossas vidas.Se o selo de fidelidade DELE estiver em nós,a gente vence tudo, e DEUS transforma tudo,só porque se agradou de vc!.."Seja sempre envolvida por este amor".DEUS É CONTIGO!E TE AMA muito!como ninguém nunca amou.

Perfil da mulher virtuosa



Qual é a função da mulher que serve a Deus?
Deus tem chamado muitas para serem mulheres virtuosas. Mulheres desprendidas, marcadas pelo poder de Deus, ou seja, mulheres que tem o perfil e o caráter de um Deus forte.
CONFIÁVEL – Em primeiro lugar, podemos dizer que a mulher virtuosa é aquela em que se pode confiar “O coração do seu marido confia nela, e não lhe haverá falta de lucro” (Prov. 31:11). É uma mulher plenamente confiável. Não vive de trapaças e mentiras. Antes tem a sua vida firmada na verdade e por andar na verdade, é fiel sempre.
BONDOSA – A mulher virtuosa é do bem. “Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida” (Prov. 31:12) – Não é aquela mulher encrenqueira, que arranja briga por tudo. Ao contrário, é uma mulher serena, que sempre busca o bem de todos e por este motivo, todos sentem prazer em estar a seu lado. Ou seja, por desejar o bem se torna uma pessoa agradável.
NÃO SUPORTA A PREGUIÇA – A mulher virtuosa não é preguiçosa. “Ela busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com as mãos” (Prov. 31:13). A mulher virtuosa é guerreira, não suporta a preguiça. Ao contrário, tem disposição para lutar por seus sonhos. Todas as tarefas que realiza faz de bom grado, sem murmurações e lamento. Por este motivo, nada lhe falta.
É FORTE – A mulher virtuosa é uma fortaleza. “Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços” (Prov. 31:17) – É uma mulher forte, pois nada consegue destruir a sua fé e esperança. Pode até chorar mas logo enxuga as suas lágrimas, pois deposita sua vida nas mãos de Deus. Passa por dificuldades, como todo ser humano, mas jamais perde a sua força de viver, de crer nas promessas de Deus.
É UNGIDA – A mulher virtuosa nunca deixa faltar o óleo da unção de Deus em sua vida. “Prova e vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite” (Prov. 31:1). É uma mulher que nunca permite que a chama do Espírito Santo se apague em sua vida, em seu coração, pois compreende que o óleo da unção de Deus é sua essência , o que necessita para ser feliz. Ainda que viva momentos difíceis não deixa de buscar a Deus, de manter firme a sua aliança com o Altíssimo.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Candidatos a obreiro – Como proceder?

A pessoa que está se preparando para fazer a obra de Deus, primeiramente deve estar ciente que somente terá condições espirituais para ganhar almas e lutar contra o diabo, se estiver sido batizada no Espírito Santo. Se ainda não houve essa experiência, ela deve buscar com todas as suas forças a conquista desse objetivo, colocando-o em primeiro lugar em sua vida. Não diferente de qualquer obreiro, o candidato deve viver uma vida irrepreensível, tanto diante dos homens como diante de Deus, inclusive nos detalhes. Ele tem que ser exemplo onde quer que for, tanto como funcionário ou patrão, como aluno no colégio, ou pai, mãe, filho(a)… Lembre-se que aonde você for, as outras pessoas estarão te observando, e, caso você abra uma brecha, elas não pensarão duas vezes ao relacionar sua má conduta com a igreja. 


O candidato a obreiro não deve esquecer que está sob o olhar de pessoas incrédulas e convertidas, e principalmente do diabo, pois ele sabe que você tem tudo para arrebentar, pois um obreiro levantado e preparado por Deus certamente será prejuízo para o inferno.

A pessoa deverá ter consciência de que a obra de Deus não é qualquer coisa nem se pode fazer de qualquer maneira ou relaxadamente. É como colocar a mão num formigueiro. Procure trocar experiências com obreiros de fé e de Deus, caso tenha alguma dúvida, não hesite em perguntar. Se porventura algum obreiro te negar ajuda ou informações, procure o pastor da sua igreja e peça orientação a ele. Outra coisa importante, cuidado com os colegas mundanos e amizades dentro da igreja. Nunca conte nada que se passa dentro da igreja e da obra pra alguém que não possui a mesma fé que você. Existem pessoas que até mesmo estão dentro da obra, mas que são o joio no meio do trigo, possuem o espírito dos fariseus, não crescem e não são abençoados, e nem deixam os outros progredirem e prosperarem na fé. São pedras de tropeço dentro da igreja. Por isso tenha muito cuidado com quem você anda. Já ouviu aquele ditado “diga-me com quem andas e te direi quem és”? Ele é pura verdade. Se você é da fé e anda com pessoas que não são, cedo ou tarde aquela pessoa acabará te convertendo ao mau caminho, pois é mais fácil uma laranja podre contaminar as outras do que as boas contaminar a podre.

Nunca ore uma pessoa, faça visitas ou trabalhos evangelísticos individuais sem antes consultar o líder da sua igreja, pois se você estiver mal preparado(a), acabará atraindo maldições para sua vida. Não se acomode caso esteja selado com o Espírito Santo, não pense que está tudo bem, agora que você tem que buscar mais ainda. Mantenha acesa a chama da fé sobrenatural e do primeiro amor dentro de você, cuidado com a malícia e a vida sentimental, que são instrumentos usados pelo diabo para esfriar a pessoa da fé. Leia a Bíblia diariamente e medite na palavra de Deus, busque direção e inspiração Dele para sua vida. Assim sendo, nada poderá te resistir.