A AUTORIDADE
O amor e a autoridade andam de mãos dadas. Se nosso objetivo é educar as crianças (afinal somos EDUCADORAS) e levá-las a conhecer a Deus, então é preciso mostrar pra elas a autoridade que nos foi dada por Deus para conseguir esse objetivo.
E como fazer com que as crianças vejam essa autoridade? Principalmente é NÃO CONFUNDIR autoridade com AUTORITARISMO.
AUTORIDADE é algo que você tem por ter sido escolhida por Deus para esse trabalho, por ter conhecido a Deus e por ter experiência com Ele. E você deve usá-la para ensinar a Palavra de Deus aos pequenos. Junto a esta autoridade estão grandes responsabilidades.
AUTORITARISMO é a imposição pela força, "na marra" da autoridade que se tem.
Imaginem a cena: Algumas crianças estão bagunçando na sala e a educadora não faz nada permitindo que algumas crianças tumultuem a aulinha e atrapalhem as outras crianças de ouvir a Palavra. Isso está certo? Na minha opinião, não. Ela nem precisa alterar a voz, se ela não está satisfeita com o comportamento e com as atitudes das crianças, basta lançar um olhar que logo eles perceberão que estão desagradando a educadora e principalmente a Deus. Dessa forma ela estará usando sua autoridade.
Por outro lado, não adianta se desesperar, levantar a voz, fazer ameaças... isso é autoritarismo.
Na EBI encontramos diversas crianças indisciplinadas, cujos pais infelizmente não usam a autoridade que lhes foi concedida por Deus. E aí, caberá a nós educadoras fazer essa parte, caso contrários elas não conhecerão a Deus.
Então fica uma pergunta: é possível demonstrar o amor e a autoridade juntos? Com certeza. E isso vemos em Deus. Vemos o Seu amor e Sua autoridade, e sentimos amor e respeito a Ele.
“Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.” Eclesiastes 3:12
Deus abençoe!
0 comentários:
Postar um comentário